Entrar em um site e ficar olhando para a tela, esperando aparecer as informações, é o terror de muita gente. A frustração por parte dos usuários mais impacientes é o pior inimigo de sites que tem esse problema. Isso é causado pelo acúmulo de informações e arquivos como: fotos, vídeos e áudios pesados na página. Aqui selecionamos algumas alternativas simples para melhorar o desempenho do seu site e você não perder acessos.

Os buscadores que fazem ranqueamento de sites sempre estão à procura de páginas com respostas rápidas e isso não deveria ser surpresa para ninguém. Até você, se precisar de alguma informação e um site demorar para abrir, irá sair e procurar em qualquer outro site que responder mais rápido. Nós estamos sempre em busca de facilidade e não gostamos de perder nenhum segundo, então agilidade e rapidez são regras básicas que precisam ser implantadas nas páginas do seu site, com urgência.

Veja abaixo se a velocidade do servidor está sabotando seu site

A regra é clara: “oferecer uma boa experiência para o cliente sempre”. O site que demorar para abrir suas páginas será descartado em segundos. Por isso, sempre otimize seu site e nunca esqueça de reduzir o tamanho de suas imagens, tomando cuidado é claro para não perder a qualidade.

Ficar atento na hora de fazer o upload de suas imagens ajuda muito, pois ali já mostra o tamanho dos arquivos. Usar programas como o Photoshop para comprimir as imagens é um ótimo meio, a sua opção “salvar para web” faz com que o tempo de abertura dentro de um pagina seja menor.

Sempre dimensione o tamanho das imagens para um tamanho adequado à sua página. Deixar para redimensionar uma imagem no HTML não é uma opção inteligente, visto que apenas o tamanho de exibição da imagem será redimensionado e não o seu tamanho em disco.

Por fim, sempre recomendamos recomprimir as imagens, recomendamos para isso um site gratuito chamado Tinypng.
Para chamar a atenção do buscador Bing, por exemplo, o tempo ideal de resposta de um servidor precisa ser inferior a 200ms e o principal meio para corrigir seu processamento é mexendo no tempo de carregamento do HTML. Assim o tempo de carregamento do servidor irá melhorar a resposta da sua pagina para o usuário.

Outro ponto é eliminar bytes desnecessários, como quebra de linha ou espaços em branco, que forçam o servidor perder tempo em downloads inúteis. Quando seu HTML, CSS e Java Script estão livres destes itens, a performance da página melhora. Vale lembrar que como o CSS cuida da aparência do site, muitos acham que é necessário a inserção do código em cada pagina, fazendo com que o servidor leia todas as informações para só depois responder ao usuário cada vez que avançar uma página. O certo seria usar um arquivo CSS externo para as paginas puxarem apenas uma vez as informações deste arquivo e assim o servidor guardaria as informações em um cachê para visitas futuras evitando, desgastes e desistências.

Utilize a navegação HTTPS apenas em extrema necessidade, quando o usuário estiver realizando uma compra por exemplo, pois nessa ocasião informações importantes serão trocadas. Mas caso contrário, opte em utilizar a navegação HTTP tradicional que tem o tempo de resposta mais rápida.

Por fim, um recurso que tem sido muito utilizado ultimamente para acelerar os sites, de forma quase automática, são as CDNs. Uma CDN é capaz de distribuir o conteúdo do seu site por diversos servidores pelo mundo, garantindo sempre ter um servidor próximo do seu cliente.

Além disso, as CDNs comprimem os arquivos, tanto de texto como de vídeo, para ficarem menores e carregarem mais rapidamente. Elas também utilizam de forma mais eficaz as caches dos navegadores, ganhando um tempo precioso e economizando banda.

No Brasil, uma CDN chamada GoCache tem crescido muito, pois ela é a única que possui múltiplos pontos de presença espalhados pelo país, além de um valor bem acessível. Nós recomendamos darem uma olhada: http://www.gocache.com.br

Aliás, uma boa forma de testar seu site, pra ver como ele se comporta em diferentes locais do Brasil e do Mundo, é usando essa ferramenta: http://www.sitespeed.com.br. Ela vai mostrar o tempo médio pra acessar seu website, simulando visitantes de diferentes lugares.

Por fim, para entender como o usuário se comporta em seu site, você precisa se colocar no lugar dele e notar o que te incomoda quando esta navegando na internet. Muitas das vezes não é o site que é ruim e sim o seu plano de dados ou a operadora em si. Para te auxiliar nessa situação, o MinhaConexão te ajuda a conferir a rapidez de download (além da de upload) do seu plano e pode, dessa forma, administrar melhor a qualidade da sua internet.

Se os dados estiverem abaixo do que deveriam, basta gerar um arquivo PDF, que é fornecido pelo site, com as informações necessárias e entrar em contato com a operadora para exigir seus direitos.

Acesse já e confira o teste de velocidade de internet www.minhaconexao.com.br