Veja mais detalhes sobre o SpeedTest Copel e quando você deve ou não utilizá-lo!

Muitos conhecem o Speed Test Copel, que nada mais é do que um SpeedTest convencional hospedado no site da Copel.

Mas a grande dúvida é: quando deve-se utilizar o Teste da Copel?

Isso é muito simples: para saber a velocidade da sua internet o ideal é você testar com, ao menos, dois servidores diferentes, mas que estejam perto de sua localização.

Quando você testa com um servidor longe de sua cidade, os dados levam muito mais tempo pra ir e pra voltar, impactando seriamente no valor de velocidade que será medida.

Sendo assim, se você mora muito longe de Curitiba, não faz sentido você usar o site da Copel para teste. O Speedtest Copel só faz sentido pra quem mora em Curitiba e região.

Isso ocorre porque, diferentemente do MinhaConexão, que possui mais de 1500 servidores espalhados pelo Brasil, o Teste Copel possui servidores apenas na cidade de Curitiba. Assim ele perde precisão pra quem mora longe dessa cidade.

Já pra você que mora próximo de Curitiba, é sim uma boa ideia utilizar os Servidores da Copel. Você pode testar no site deles, ou pode testar no nosso, através desse link, que te conecta diretamente aos servidores de Teste da Copel: http://www.minhaconexao.com.br/teste-copel

A vantagem de utilizar o SpeedTeste MinhaConexão é que o resultado ficará gravado em seu histórico e você poderá gerar um Relatório quando quiser, se desejar apresentar como provas de má qualidade do serviço, por exemplo.
Uma outra vantagem é que o MinhaConexão funciona em qualquer navegador, já o Teste Copel só funciona se você tiver o Plugin Flash instalado.

E pra quem é assinante da Copel Internet?

Agora, pra você que é assinante da Copel Internet, tome um cuidado especial: como você está conectado diretamente na rede deles, você estará fazendo na verdade algo como um teste de sua INTRANET, ou seja, da Rede Interna da Copel, e não de sua INTERNET.

Pra fazer um bom teste da internet, além de testar na Copel, o ideal é você escolher também outros servidores, na região de sua cidade. Assim você testará a velocidade que a Copel está conectando você com o resto do mundo e não apenas a velocidade que a Copel está te conectando com o próprio servidor deles.

Resumindo, pra você que é cliente Copel, sugerimos que faça sempre dois testes:

1) No próprio servidor da Copel (usando o site deles ou o MinhaConexão). Assim você testa a velocidade que estão ligando seu computador à rede interna deles (tipo Intranet)

2) Faça o segundo teste em servidores de sua região, assim você vai verificar a velocidade que a Copel está te conectando com a Internet no resto do mundo. (Dica: clique em Servidores no menu do MinhaConexão pra escolher outros servidores)

No fim da contas, nunca deixe de testar a velocidade da sua internet. Aproveite e deixe tudo registrado nos relatórios gerados em nosso site, afinal, nunca se sabe quando terá que brigar por seus direitos. 😉